Este Manual foi recopilado para a columbofilia. Seu
único propósito é de informar ao
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Columbófilo sobre os tipos de clima que podem
encontrar os pombos correio entre o ponto da
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solta e a chegada. Quanto maior seja a distância que
tenham que voar, maiores serão as trocas e
|
variações de clima que podem encontrar.
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Também trata sobre o Sistema de Navegação Aérea que
usam os pombos correios.
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Atualmente vivemos em uma era onde a quantidade de
columbófilos está diminuindo
|
rapidamente em todo o mundo. A publicidade é negativa
e abundante devido à quantidade de
|
vôos fracassados. (obs: opinião do autor, na europa)
|
O tipo de climas que os pombos correio podem encontrar
em seu caminho se explica com
|
detalhes nesta reportagem. Tratemos de informar aos
responsáveis pelos torneios e vôos sobre as
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condições em que podem encontrar os pombos ao serem soltos.
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Esperamos que isto ajude a tomar a decisão correta
sobre soltar ou não. Se a solta dos
|
pombos tem que ser cancelada para evitar uma prova
ruim, isto resultará em promoção para a
|
Columbofilia mais que uma propaganda negativa e os
maus sentimentos que geralmente seguem
|
a uma prova ruim.
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No momento em que a tecnologia moderna e as
comunicações estão no cume e
|
rapidamente disponível a todos os responsáveis pela
solta dos pombos, não são necessárias
|
fazerem soltas ruins. Necessitamos de mais
profissionais em nossa organização e devemos atuar
|
com estes. (geógrafos, navegadores, metereologistas e
outras profissões correlacionadas)
|
Devemos fazer o possível para reduzir a perda de
pombos e columbófilos. Devemos
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concentrar esforços para obter uma boa propaganda e
evitar erros .
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Para a Columbofilia as boas soltas serão muito
positivas. Indubitavelmente levará as soltas
|
mais rápidas com melhor competição. Todos sabemos o
bom que é o sentimento de entrar no
|
clube depois de uma prova e dizer aos membros
presentes : Todos os meus pombos estão em
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casa, Que boa prova tivemos. Isto anima todos para a
próxima prova.
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Tudo que é novo, tem por um tempo, um processo de
aprendizagem.
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No campo de provas
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de pombos correios os responsáveis pela prova e
controladores se introduz muitas informações
|
por meio da Internet acerca do novo milênio.
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Quanto mais rápido se informe sobre as variações mais
se beneficiará o desporto.
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Esta informação se pode ter a nível mundial de maneira
instantânea. Deve ser de prioridade de
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todas Organizações Nacionais de manter os responsáveis
pelas provas e soltadores atualizados
|
com toda ultima informação. Espera-se que esta matéria
da web ajude a chegar nisto.
|
O sistema de navegação aérea em geral
|
.
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A condição ou forma de um pombo correio é produzida
pelo Columbófilo. Isto é necessário
|
se queremos que regressem sem nenhum problema na
prova. Se quisermos preparar pombos para
|
um torneio, devemos faze-los com que estejam aptos.
São atletas que usam muitas maneiras de
|
encontrar seu caminho de volta ao pombal.
Especialmente os filhotes devem aprender a orientar-
|
se para poder eleger a direção correta depois de cada
solta.
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Aqui é muito importante dar-lhes a maior quantidade de
soltas (treinos) em todas as
|
direções possíveis.
|
Ao mesmo tempo agregamos o estado físico, um requisito
básico para um
|
regresso de êxito. Todos os columbófilos sabem que um
pombo não muito saudável ou um que
|
não esteja perfeitamente preparado não voará bem e
chegará semp re atrasado ou nunca voltará.
|
É
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a tarefa do columbófilo de preparar pombos saudáveis e
em bom estado para uma prova.
|
Ante qualquer dúvida não se deve colocar um pombo em
prova que não está apto a voar.
|
Um pombo correio em bom estado, pode manter durante 10
horas uma velocidade de
|
70 a 80 km, como também velocidade de 60-70 km durante
12 horas em uma prova de 700 a
|
800 km sem efeitos negativos.
|
Se o pombo recebe vento de cauda, ele voa alto e mais
baixo em caso de vento de frente.
|
Isto afeta a velocidade. Sem embaraços nem todas os
pombos são capazes de fazer isto porque
|
perdem as características corretas de fazer bem. Mas
um pombo em bom estado, bem preparado e
|
motivado pode alcançar grandes distâncias. Isto também
é uma tarefa semanal dos columbófilos.
|
O transporte dos pombos que os leva ao ponto da solta
lhes causa um certo stress.
|
Para amenizar aconselhamos uma parada de 1 hora a cada
100 km percorridos pelo veículo.
|
Uma hora antes de soltarmos se abrem completamente as
portas do caminhão de maneira
|
que os pombos possam pensar em voar antes da solta
para poder fazer uma perfeita partida.
|
O SOL
|
Este corpo celestial no céu que esteve ai desde os
primeiros tempos, venerado por
|
gerações, por todas as nações do planeta terra. O
planeta terra girando em completa sincronização
|
com o sol e a lua, não perdendo nunca o ritmo. O tempo
se calcula em base a estações e estão
|
governadas pela posição do sol no horizonte. Em
qualquer dia determinado em um país é inverno,
|
em outro é verão, em outro é outono e em outra
primavera. Cada país que experimenta as quatro
|
estações, compartilha alguns fatores em comum.
|
Um dos fatores é a migração da primavera e outono.
Este fenômeno é de grande
|
importância para os columbófilos porque a migração de
primavera é o sinal do começo da
|
temporada de provas aéreas. O sol alcança a posição
que se denomina o equinócio de
|
primavera.
|
Os elementos que se necessitam que permitam a várias
espécies, incluídas os pombos
|
correios a navegar entram em vigência quando o sol
alcança este ponto da primavera. Entre este
|
ponto de primavera e o dia da metade do verão estes
elementos se fazem fortes em uma
|
constância, alcançam o cume depois começam uma caída
constante revelando-se com a chegada
|
do outono. Isto indica a migração de outono e encerra
a temporada de navegação aérea.
|
Este fenômeno é realizado a milhões de anos e nunca
trocaram da posição original.
|
A natureza controla a força destes elementos pela
posição do sol e quantidade e tipo de nuvens.
|
Quanto mais alta é a posição do sol mais forte serão
os elementos. Quanto mais fechadas às
|
nuvens, passam menos elementos para alcançar a
superfície da terra. Estes elementos que são
|
necessários para a navegação aérea são os raios
ultravioletas. Comumente denominados raios
|
UV.
|
Existem três tipos de raios UV e são:
|
UV-a
|
UV-b
|
UV-c
|
O terceiro
|
UV-c
|
não temos que nos preocupar. Queimam-se na
estratosfera exterior e
|
nunca chegam na superfície da terra. O primeiro
|
UV-a
|
o teremos durante todo o ano. É o
|
UV-b
|
que vem com a chegada da primavera e diminui no
outono, que é necessário para às
espécies
|
migratórias e aos pombos correios. Sem estes elementos
de navegação aérea não é possível. Os
|
anos de estudo e experimentos demonstraram claramente
que o resultado de uma prova de um
|
pombo é conseqüência com a força dos raios
|
UV
|
no dia da prova. Há quatro níveis de raios
|
UV
|
que devemos ter em conta. Estes níveis são :
|
Péssimo, razoável, excelente e perigoso.
|
Nossa experiência e estudos mostram o seguinte:
|
Péssimo – (Nível de UV; 0 - 3) - choque e provas
péssimas.
|
Razoável - (Nível de UV; 3 - 5) – Prova dura, muitas
perdas.
|
Excelente - (Nível de UV; 4 - 7,5) - Prova excelente.
|
Perigoso - (Nível de UV; acima 7, 5+) – Desastre
total.
|
Durante o nível perigoso os raios ultravioletas podem
atravessar o espectro e entrar no
|
espectro infravermelho. Os testes realizados, os raios
infravermelhos causam uma confusão e
|
desorientam totalmente os pombos.
|
Link: confiram no final da matéria, vários links
relacionando níveis de raios
|
ultravioletas.
|
Soltar
ou não soltar.
|
NÃO
|
As
seguintes condições em
que
|
devem ser soltos
os pombos:
|
1-Visibilidade menor que 5 km.
|
2- Quando chove.
|
3- Totalmente nublado com nuvens baixas, neblinas ou
tormentas.
|
4- vento de frente muito forte acima de 36 km/h ( 23
mp/h).
|
5- Temperaturas muito altas, acima de 35ºC ou mais
para pombos adultos e 30ºC para filhotes.
|
(esta observação foi feita para os paises da Europa e
hemisfério norte)
|
6- Ventos fortes com chuva na linha de vôo.
|
7- Condições extremamente calmas que indicam que algo
não está bem.
|
8- Quando os pombos dentro do transporte estão muito
calmos indicam que algo anda mal.
|
9- Quando há inversão.
|
10-Quando o campo magnético da terra está muito
alterado e ao mesmo tempo está presentes
|
outros efeitos negativos.
|
11- Quando os pombos não tiveram o tempo suficiente
para descansar depois de chegar no
|
local da solta. (muito importante dar tempo suficiente
de descanso aos pombos).
|
12- Se no momento da solta é muito tarde, na mesma
tarde.
|
13- Se os pombos não tem a oportunidade de fazer a
prova em um dia , exceto no caso de
|
provas de longa distância.
|
As
condições mais favoráveis para
uma prova são:
|
1-vento de cauda.
|
2-Temperatura entre 10-25ºC
|
3-Clima seco.
|
4-Boa visibilidade mais de 20 km.
|
5- Nuvens altas que se movem com grandes áreas de céu
aberto.
|
Em circunstancia normais todos os soltadores querem
soltar os pombos o mais rápido
|
possível. Na Europa todos os organizadores têm
milhares de pombos a seu cuidado no dia da
|
prova. Deve-se ter o cuidado de soltar os pombos no
momento certo para evitarem-se choques.
|
Na Holanda todos os
responsáveis pelas provas chamam por telefone o clube central
para a
|
solta de pombos da Associação Holandesa de Pombos
Correios. Com um responsável a cargo que
|
tem todo o conhecimento de onde está sendo feita a
solta, se fixa o melhor momento para soltar-
|
se. Também nos sites de previsão de tempo da Internet,
das soltas de Pombos na Bélgica e
|
Holanda dão uma idéia perfeita do que se está
sucedendo na linha de vôo no dia da prova. Os
|
responsáveis pelas provas da Dinamarca, Polônia,
Alemanha etc...
|
No caso de não se ter melhores condições climáticas,
não é aconselhável fazer uma solta com este
|
tempo. O seguinte plano é uma boa ajuda:
|
1- Nos meses de
abril e setembro soltar depois de duas horas do amanhecer.
|
2- Nos meses de
maio e agosto: soltar uma hora e meia depois do amanhecer.
|
3- Nos meses de
junho e julho soltar uma hora depois do amanhecer.
|
Ter-se em conta que estes dados correspondem ao
Hemisfério Norte onde as estações se dão
|
exatamente ao inverso que aqui no Hemisfério Sul.
|
Controle
da linha de
vôo antes da
solta dos pombos
|
.
|
Tomar uma decisão bem informada antes de uma solta de
pombos é uma necessidade hoje
|
em dia. A tecnologia atual nos permite obter a
informação mais recente que esteja disponível.
|
Nos capítulos anteriores explicamos os diferentes
tipos de clima e o que se pode esperar se
|
soltarmos os pombos. O que detalhamos é uma
continuação de uma lista de controles que se pode
|
usar como um guia que esperamos que nos ajude a tomar
a decisão correta. mostraremos o que
|
consideramos que são os melhores links sobre o clima
que se pode encontrar na Internet.
|
(conferir no final da matéria os vários links sobre
previsão de clima)
|
O primeiro passo a tomar é ver as imagens de
satélites. Fazendo isto o responsável pela solta tem
|
uma visão perfeita da situação climática no momento e
também que tipo de clima pode esperar
|
para o resto do dia. Se o prognóstico mostra mau clima
para mais tarde deste dia. Pode-se fazer
|
uma solta na outra manhã.
|
O contrário pode ser possível, pode ser que seja
necessário manter os pombos para soltar mais
|
tarde quando se espera que o clima vá ficar pior. Nós
gostaríamos que os columbófilos e os
|
organizadores de provas vissem as imagens de satélites
com certa freqüência para que ganhem
|
experiência sobre o movimento do clima.
|
Isto pode dar aos organizadores de provas uma vantagem
de ter uma boa idéia de quanto
|
esperar para que se modifique o sistema. Mesmo que
isto não seja muito cientifico de
|
cronometrar a duração de um sistema, qualquer idéia é
melhor do que nenhuma.
|
Não faz muito tempo na Holanda todos os organizadores
de provas tinham uma quantidade
|
de informantes na linha de vôo. Nos dias de provas
pela manhã eram chamadas estes informantes
|
para juntar a maior quantidades de informações
possíveis sobre o clima. (antes do advento de
|
sites de climas na internet)
|
Com a instalação de um instituto especial por parte da
Associação Holandesa de Pombos
|
este processo está desaparecido.
|
Atualmente com estes serviços que oferece a Internet
este tipo de contato pessoal se está
|
perdendo. Sem
dúvida pensamos que este contato deveria se manter. Pense em uma
situação em
|
que o sistema de Internet tenha sofrido problemas
seria muito difícil de ter um controle. Isto
|
sucedeu muitas vezes quando o clima que não se pode
prever causou estragos.
|
O seguinte passo para o organizador da prova é
controlar o clima nos paises e regiões da
|
linha de vôo.
|
Se o clima não permite a solta, se podem ver as
perpesctivas em curto prazo.
|
O organizador da prova tem contato habitual com o
motorista no lugar da solta e controlam
|
as melhores condições para soltas os pombos. Esta
última lista de controles onde o clima é o
|
papel mais importante de uma solta de pombos junto com
o comportamento dos pombos dentro
|
do transporte , se explica no capítulo seguinte.
|
As alterações eletromagnéticas.
|
Não há evidências para falarmos ou sugerir que o campo
magnético da terra tem alguma
|
influência sobre o sistema de navegação aérea dos pombos
correios, não há uma prova conclusiva
|
que os campos elétricos causem algum stress nos
pombos. Durante alguns anos tem havido um
|
aumento significativo das atividades de microondas.
Esta atividade se associou ás vezes com
|
provas e lançamentos difíceis. Devido a esta
associação seria imprudente não se ter em conta à
|
atividade elétrica. Se deve ter cuidado para se evitar
qualquer situação que se exporia os pombos
|
a um risco desnecessário. Devido a isto os raios UV
podem vir em ondas é possível que
|
combinados com microondas podem ás vezes ter um efeito
adverso nos pombos.
|
Nota:
|
Esta afirmação pode ser que não seja muito cientifica,
se buscam a base em dados da NOAA com
|
respeito ao sábado 22 de agosto de 1998 quando se voou
grande quantidade de filhotes na
|
Holanda. Durante toda a prova o fator K (nível de uv)
foi de quase 10, o mais alto possível.
|
A prova foi muito difícil, os primeiro pombos vieram a
velocidades menores do que se
|
esperava. Em nenhum momento se esperou uma prova
difícil, esperava-se uma prova muito
|
rápida. O resultado final surpreendeu a todos. Porque
se deve ressaltar que a prova nacional de
|
Orleans em 1998 não demonstrou que os pombos correios
durante o fator K em condições
|
climáticas ótimas pudessem encontrar seu caminho para
casa sem nenhum problema.
|
Provou-se que o motor de energia produz campos
eletromagnéticos (alternadores e
|
geradores) e que desta maneira afetam a área em volta
deles. A nova geração de transportes de
|
pombos tem motores para os sistemas de ventilação,
bombas de água, luz etc..
|
Tão logo se instale um motor gerador ou de energia
dentro do caminhão de pombos
|
este tem que ser blindado.
|
Também o transporte dos pombos necessita ser conectada
a terra para dissipar a carga
|
eletromagnética. Isto se pode fazer colocando uma tira
metálica pequena que toque o solo, do
|
mesmo tipo que se usa nos automóveis para evitar enfermidades
automobilísticas nos meninos.
|
Sem isto a área onde está os pombos se carregará de
energia estática. Quanto maior à distância da
|
viagem a ponto de solta, mais se stressam os
pombos e esta situação de stress pode
afetar de
|
maneira negativa a energia que os pombos necessitam
para navegar, voar.
|
TORMENTAS ELÉTRICAS
|
O sistema de navegação aérea dos pombos correios , se
funciona completamente, permite
|
que o pombo correio selecione rapidamente o rumo e se
dirija para sua casa.
|
Este sistema depende dos elementos naturais que se tem
em abundância mesmo que haja
|
boas condições climáticas. Os aviões usam um sistema
de navegação aérea fabricado pelo homem
|
para chegar do ponto de partida ao seu destino.
|
Durante o vôo o piloto usa um radar para evitar o mau
clima que pode por em perigo o vôo.
|
O uso do radar também permite ao piloto alterar o
curso antes de haver qualquer coisa..Os
|
pombos correios não dispõem desse luxo. Dependem da
escolha do soltador. Uma vez soltos, os
|
pombos não tem alternativas senão fazer o melhor para
poder voltar. Mesmo que se espere que
|
tome o caminho mais curto nem sempre acontece isto.
|
Ás vezes são obrigadas a tomarem uma rota mais longa.
Um exemplo disto é o que pode ocorrer
|
quando um pombo entra em uma tormenta elétrica. Um
pombo elegendo previamente a rota a
|
sua casa voa em uma área onde há atividade tormentosa.
De repente não há elementos de
|
navegação aérea. Estes foram bloqueados por nuvens
escuras, Se não houver ventos os pombos
|
podem se manter em uma linha reta razoável e quando
saem da área tormentosa pode suceder
|
outra durante o percurso e tem que fazer as correções
necessárias.
|
Sem dúvida se houver ventos soprando os pombos podem
ser tirados de seu curso. O resultado:
|
um montão de metros perdidos. Se houver chuva
acompanhando a tormenta os pombos podem
|
ser forçados a baixar para ficarem fora da tormenta.
Neste momento podem ficar vulneráveis aos
|
predadores. Com esperança estes pombos não estarão
sobrevoando água quando forem forçados a
|
baixarem, isto seria um desastre. O chuvisco pode
ajudá-los. Pode ter um efeito refrescante nos
|
pombos em um clima quente e pode refrescar o ar.
|
INVERSÃO
|
Uma camada de inversão é um fenômeno climático causado
por uma massa de ar quente
|
que é mais quente que o ar debaixo dela. A camada de
inversão não se vê simplesmente.
|
Há dois tipos de camadas de inversão que causam uma
sucção para cima. Esta camada atraiu as
|
nuvens , o ar e o oxigênio, a umidade e os raios
infravermelhos da superfície da terra para a
|
atmosfera superior. Os pombos correios são atraídos
por este tipo de camada .
|
A razão porque são atraídos a estas camadas é porque
os raios ultravioletas necessários para uma
|
navegação aérea são atraídos à atmosfera superior. Os
pombos voam alto em busca de elementos
|
de navegação. Os raios infravermelhos que são atraídos
da superfície da terra desorientam e
|
confundem os pombos.
|
As condições que são evidentes antes destes tipos de
camadas são céus claros azuis, nada de
|
ventos e silencio total sem aves silvestres á vista.
|
Este fenômeno normalmente se dá durante os meses
quentes do verão quando a
|
temperatura é de 25ºC ou mais. Estes fenômenos se dão
em várias regiões ao redor do mundo. Os
|
columbófilos freqüentemente perdem seus filhotes em
provas ou em seus pombais, uma vez os
|
filhotes tenham entrado em uma destas camadas. Estudar
cuidadosamente as duas classes
|
distintas de inversão descritas a seguir:
|
A primeira é : INVERSÃO ALTA ( ASPIRAÇÃO PARA CIMA).
|
Uma camada de inversão alta tem uma forma de tornado.
Sua boca pode medir 80Km ou
|
mais de largura e pode medir centenas de quilômetros
de altura. A altura da camada depende da
|
diferença da temperatura máxima e mínima.
|
Quanto maior seja a diferença, mais forte será a
camada. Quando os filhotes entram em
|
uma camada não se sabe qual a altura que sobem. O que
é mais importante é seu ângulo de
|
descida. Um ângulo baixo de uma grande altura deixam
os pombos a mil quilômetros de casa. Ao
|
contrário se descem em ângulo obtuso
|
podem
|
(é aquele cuja medida situa-se entre 90° e 180° )
|
terminar a uma distância razoável de sua casa.
|
Esclarecimento sobre ângulos incluídos pelo
tradutor.***
|
Com relação às suas medidas, os ângulos podem ser
classificados como: reto,
|
agudo, obtuso e raso.
|
Ângulo
Características Gráfico
|
agudo
|
Ângulo cuja medida é maior do que 0 graus e menor do
que 90 graus. Ao lado temos
|
um ângulo de 45 graus.
|
reto
|
Um ângulo reto é um ângulo cuja medida é exatamente
90º. Assim os seus lados estão
|
localizados em retas perpendiculares.
|
obtuso
|
É um ângulo cuja medida está entre 90 graus e 180
graus. Na figura ao lado temos o
|
exemplo de um ângulo obtuso de 135 graus.
|
raso
|
Ângulo que mede exatamente 180º, os seus lados são
semi-retas opostas. Neste caso
|
os seus lados estão localizados sobre uma mesma reta.
|
Devido a que as condições dentro de uma camada de
inversão, não são normais, parece que
|
a aspiração para cima do ar e do oxigênio os pombos
alcancem alturas que de outra maneira
|
seriam impossíveis de serem alcançadas. Depois de
esperar uns três anos para que as condições
|
apropriadas estejam em seu lugar Hubert land observou
alguns filhotes que haviam sidos
|
preparados para entrar em uma camada.
|
Soltaram os filhotes as 11:45h da manhã e os olhou
com binóculos de 35 x 7 à medida que
|
os pombos desapareceram da vista dentro dos elementos.
Aproximadamente quatro horas mais
|
tarde voltou o primeiro pombo. Quando o vi pela
primeira vez estava muito alto e voando em
|
espiral para baixo. Este pombo estava desorientado,
nervoso, confundido e parecia ver tudo
|
duplo. Isto quanto tratou de aterrizar em um poste
telefônico e errou por aproximadamente 01
|
metro. Caiu aproximadamente a três metros antes de
tomar o vôo novamente. Parecia como se
|
estivesse vendo postes telefônicos separados e tratava
de aterrizar nos mesmos. Eventualmente
|
aterrizou no pombal. Os outros pombos chegaram depois,
cada um individualmente, chegando os
|
últimos às 07:30 hs da tarde do dia seguinte.
|
A experiência mostra que os pombos que sobreviveram à
entrada em uma camada alta e
|
que voltavam por seu livre arbítrio, são excelente
pombos correios, e as que não voltaram
não
|
vale a pena tê-los. Perderia-se facilmente se fizessem
voá-los.
|
Uma vez um filhote experimenta
|
a entrada em uma camada evitará entrar uma segunda
vez.
|
Deveria-se ressaltar que neste momento da camada de
alta inversão estava em seu lugar um
|
silencio absoluto. Não havia pássaros a vista e nenhum
som da natureza.
|
As condições necessárias para uma inversão alta são:
|
Uma noite clara;
|
Uma temperatura ao meio dia de 25ºC ou mais.
|
Uma grande diferença entre a temperatura do dia e da
noite.
|
Um céu azul claro
|
Nenhuma nuvem.
|
Nada de vento
|
Quase sempre a natureza está silenciosa.
|
A segunda é : INVERSÃO BAIXA (ASPIRAÇÃO PARA BAIXO)
|
A camada de inversão baixa é causada por uma aspiração
para baixo. O ar quente atrapalha
|
o ar mais fresco
entre as nuvens e a superfície da terra. Dentro de uma camada de
inversão baixa
|
os pombos
correios e outras espécies migratórias não podem voar, se houver
ventos leves os
|
pombos seguirão a direção dos ventos. O (Albert Land)
só experimentou uma camada baixa que
|
tenha vento. Este vento era muito leve e ventava do
leste. Toma aproximadamente dois minutos
|
para testar uma camada. O teste se deveria realizar no
ponto da solta. Quando se controla a
|
condição climática que precedem a uma camada baixa,
controle as nuvens, as condições do
|
vento, a diminuição da temperatura que permanece
constante antes da chuva que segue a uma
|
camada de inversão baixa.
|
Durante os primeiros 25 anos de minha vida vivi
rolando as pedras das vias férreas. A
|
gente de nossa comunidade fixava seus relógios de
acordo com o apito do trem. Os trens sempre
|
foram pontuais. Naqueles dias não tínhamos os
prognósticos do tempo iguais aos de hoje. O
|
pessoal obtém seu prognostico do tempo pelo som do
apito do trem. Um som curto e claro
|
indicava bom tempo, ao contrário um som largo e
prolongado garantia chuva. A razão disto é o
|
seguinte: Com bom tempo o som do apito se dispersa
rapidamente na atmosfera, quando há uma
|
camada de inversão baixa presente o som do apito vai
para fora da camada, voltando a superfície
|
e viaja horizontalmente para se dispersar. A camada de
inversão é como uma enorme parede que
|
evita que os pássaros vejam seus elementos que
necessitam para a navegação. Por isto é que não é
|
possível que as espécies migratórias voem baixo numa
camada de inversão.
|
TEMPERATURA
|
A temperatura do corpo dos pombos correios está entre
41º a 42ºC. A experiência nos
|
ensina que a temperatura ideal para uma prova de
pombos está entre 10º a 20ºC, quando a
|
temperatura alcança os 30ºC os pombos se estressam.
|
A condição do vento a esta temperatura tem um papel importante no resultado da
prova.
|
As condições podem preceder a um desastre para os
pombos que não estão em um bom estado,
|
quando a temperatura sobrepassa os 30ºC os pombos se
expõe a numerosos problemas.
|
Um dos problemas maiores que enfrentam a maioria dos
pombos é a falta de experiência
|
em beber e comer nos viveiros de soltas. São os pombos
que sofrem quando o columbófilo não as
|
treina adequadamente para isto.
|
(deve-se treinar e preparar os pombos para essas
condições,
|
com simulações de transportes, e local parecido com o
do caminhão, pois se os pombos
|
forem enfrentar uma prova e se estressar pela falta de
adaptação as atividades de soltas, muito
|
provavelmente não farão uma boa prova)
|
observação do tradutor******
|
Quando se soltam estes pombos em um ponto de prova seu
primeiro desejo é a água.
|
Aterrissam no primeiro charco e tomam o que estiver
disponível. Muitos pombos tomam
|
água contaminada
com venenos ou agentes transmissores de doenças. Seria muito benéfico
se os
|
pombos correios
tomassem água quando lhes desse nas jaulas ou viveiros de transporte,
o som de
|
água correndo os atrairia para a mesma. Devemos fazer
uso de cada ocasião para ensinar os
|
pombos a beberem.
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(treinar os pombos para enfrentarem com naturalidade
os eventos que
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devem enfrentarem)
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Uma quantidade crescente de clubes de pombos se
empenha a fazerem isto desde o
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momento em que os pombos são encestados no clube.
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No caso de filhotes é melhor trocar a água de vez em
quando.Também ajudará se não
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enchermos a jaula em demasiado com pombos, isto
permite que os filhotes tenham oportunidade
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de chegarem aonde se encontra a água. Os filhotes
especialmente durante as primeiras semanas,
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se estressam muito e não se movem dentro da jaula . Os
únicos pombos que conseguem beber
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água são os que
estão próximos á água. Por isto trate de dar-lhes mais espaço nas jaulas
durante
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as primeiras semanas. Depois se tem sede irão direto
aos bebedouros quando estiverem dentro
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das jaulas.
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Um céu claro e azul com uma temperatura ao redor de
30ºC e nada de vento (ou vento de
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frente) combinados com ar seco não é muito favorável
para os pombos e filhotes.
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Quando encontramos estas condições durante as
primeiras soltas de treinamento se
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arruínam com muitos pombais para a temporada. Dão-se
muitas perdas. Quando se dão condições
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como estas, seria prioridade dar um prazo ou mesmo
efetuar o cancelamento para que melhorem
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as condições climáticas.
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O principio da temporada dos pombos correios mais
adultos as temperaturas são mais
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baixas e apropriadas para as provas. Deve-se ter o
cuidado antes da solta para permitir que os
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pombos se aclimatem á temperatura fora do transporte.
Isto se pode fazer abrindo pouco a pouco
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as portas uma hora antes da solta.
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Isto também permitirá que os pombos se familiarizem
com a área que circula.
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Durante o principio da primavera e fim do outono deve
ter mu ito em conta a neblina pela manhã.
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Esta umidade da manhã pode bloquear os elementos de
navegação aérea. É melhor esperar baixar
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esta umidade antes de soltar os pombos.
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A CHUVA
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A chuva e as precipitações podem ser benéficas ou
desastrosas para a prova dos pombos.
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A chuva é em uma parte necessária para a vida como
sabemos. Serve para muitos propósitos.
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Trataremos sobre o efeito em nossos pombos. O chuvisco
pode ajudar os pombos nos dias
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ensolarados muito quentes mantendo-os frescos quando
voam.
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A chuva forte pode forçar os pombos a baixarem e
refugiar-se da tormenta. Suas penas se
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molham . Ficam pesadas e não funcionam como deveria.
Quando os pombos são forçados a
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baixar correm os riscos de se chocarem em objetos e
podem evitar que completem seu regresso.
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Também podem cair vitima de predadores. Quando para de
chover os pombos tem que secar
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completamente para continuarem o vôo novamente. A
rapidez com que podem secar depende do
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estado em que se encontrava o pombo quando parou o
vôo. Os pombos em bom estado suportam
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melhor a chuva do que os que estão em estado pior. Se
o organizador da prova e o soltador têm
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um suficiente conhecimento sobre os prognósticos do
tempo disponível antes da solta dos
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pombos, se pode tomar a decisão correta com respeito à
solta. O prognóstico sobre a linha de vôo
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tem-se em detalhe as áreas onde é mais provável que
chova. E não são necessárias as decisões
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para soltar os pombos baseados em um prognóstico de
uma região em particular. A imagem de
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satélite que se encontram no site ajudará a fazê-lo
bem.
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VISIBILIDADE
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Uma boa prova só se pode conseguir se os pombos
puderem ver onde estão voando. A
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visibilidade da linha de vôo deveria ser de pelo menos
10 km. Uma visibilidade deficiente com
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nuvens baixas obstrui a visão dos pombos, os edifícios
altos, das torres das igrejas etc... A
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poluição, o fumo a névoa, a neve e qualquer substância
no ar que bloqueie a luz causam uma
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visibilidade deficiente.
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Nos sites que se mencionam a poluição, se mostra à
visibilidade da linha de vôo. Os sites
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se atualizam
com certa regularidade.
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A NEVE
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(essa de solta com neve, é muito improvável aqui no
Brasil, mas na Europa é quase sempre uma prebabilidade,
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mas mesmo assim vale a pena ler esta parte, para se
saber as características de provas
internacionais, quando se
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participa de corridas internacionais)
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nota do tradutor****
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Em caso de uma neve baixa , causada por evaporação,
não há grandes problemas para os
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pombos sempre que podem voar por cima dela e ver o
sol. No caso da neve normal os pombos se
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devem manter dentro do transporte até que esteja
passado totalmente. A neve faz a mesmas coisas
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que as nuvens: bloqueia o elemento natural dos pombos
necessitam para voar.
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A fumaça e a poluição durante os dias quentes de verão
sem vento e os gases dos canos de
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descarga dos carros nas zonas urbanas perto das
autopistas com muito tráfego fazem o mesmo
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efeito. Quando o pombo encontrar estas condições,
tratará de evitar estas áreas.
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Os pombos também evitarão durante o verão os grandes
lagos e praias arenosas. A água e a
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areia refletem a luz do sol. Especialmente os filhotes
que se estressam muito com isto e querem
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distancia destes fenômenos. Isto se passa todos os
anos na Holanda na região de Het
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Veluwemeer, Este grande lago com praias de areias
brancas está situado justamente em uma linha
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de vôo de vários clubes do norte. O que se sucede
todos os anos com os pombos que estão quase
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chegando dando uma volta nesta área, é que se
estressam muito e são levados por grandes grupos
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de pombos que passam voando para o norte. Então voam
muito mais quilômetros do que estão
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preparados e cansados não podem voltar. A solução para
esta área foi fazer soltas á tardezinha.
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No momento em que a atividade do sol era menor e não
havia grupos de pombos passando ao
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norte.
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O VENTO
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Em condições normais os pombos voltam de uma prova a
uma altura aproximadamente de 250 a
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300 metros. A direção e a velocidade do vento tem um
papel muito importante na prova.
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VENTOS DE FRENTE
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Os ventos de frente (de bico) são muito difíceis para
os pombos. Os pombos são forçados a
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voar baixo e enfrentam o perigo de chocarem em
objetos, tais como cabos, ramos de árvores e
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muitos outros obstáculos que podem encontrar, sempre
se supôs que só o pombo de melhor
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qualidade e em melhor estado enfrentará um forte vento
de frente e segue o curso de retorno.
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Os columbófilos não gostam de um vento de frente para
seus pombos. Sem duvida um
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vento de frente pode ser muito perigoso para os
pombos. Muitos pombos que não foram
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preparados adequadamente se perdem nestas condições.
Tem-se em conta que quando um pombo
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é bem criado, não desempenhará bem se não estiver bem
treinado adequadamente, se um vento
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de frente acompanhado de nuvens baixas a navegação
aérea se faz difícil e muitos pombos saem
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de seu curso normal de vôo.
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Isto resulta em vôos mais longos do que deveria ser.
Quando voam mais quilômetros do
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que o devido à velocidade média cai a menos de 11mpm
(17,5 km pm). As provas difíceis como
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estas não são necessárias no início da temporada. Em
condições como esta os motoristas do
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transporte geralmente informam que os pombos foram
para direção totalmente equivocada. É
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comum ver condições como estas acompanhadas de chuvas
no início da temporada dando um
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resultado de prova fracassado.
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VENTOS DE CAUDA
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Quando o vento vem por detrás dos pombos todos podem
ganhar uma prova. Estas provas
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geralmente se decidem por uma velocidade que se
registra o pombo. Esta prova se chama Voar
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para Casa. Na Holanda a maioria das vezes há vento de
cauda de sudoeste e este vento cria
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velocidades muito altas. Os pombos melhores criados ou
melhores preparados nem sempre
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ganham este tipo de prova.
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VENTOS DA COSTA DO LESTE E OESTE.
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Diz uma verdade: O vento
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do Leste
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não é bom nem para os Homens nem para as Bestas.
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Dos quatro ventos o vento do oeste é o preferido. Os
ventos leves do Oeste ajudam os pombos ao
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longo do caminho
na direção que estão voando. As melhores provas se dão durante os
ventos do
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oeste. O pombo que ganha nestas condições se ganha a
sua preservação. Os ventos do Oeste de
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50 km/h ou mais fazem o vôo difícil. Muitos pombos se
perdem nestas condições. Devido à força
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deste vento os pombos saem do seu curso
constantemente. Isto requer que constantemente o
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pombo use seu sistema de navegação aérea. O pombo tem
que manter seu curso criando com isso
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um efeito zig-zag em vez de voar em linha reta. Os
pombos que estão equipados com um sistema
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de navegação aérea que funcione adequadamente
experimentam um momento muito difícil nestas
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condições, muitos não encontram seu caminho pra casa,
só na hora que os ventos se acalmam.
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NADA DE VENTO
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Deve-se ter muito cuidado e consideração com uma solta
de pombos nestes dias. Não
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ocorre sempre. Este tipo de dia geralmente se dá
durante os meses quentes de verão. Deve-se
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prestar muita atenção no nível da temperatura nestes
dias. Se a temperatura é extremamente alta
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se deveria considerar a possibilidade de não soltar os
pombos. As altas temperaturas e nada de
|
vento podem causar ao pombo que se desoriente e se
perca.
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Matéria retirada de site de columbofilia da Bélgica.
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Traduzido e revisado por: Prof. Carlos Henrique
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Abaixo vários links de sites de previsão de climas e
tempo.
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http://euler.on.br/ephemeris/index.php
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http://orion.cpa.unicamp.br/portal/index.php
|
http://www.inmet.gov.br/
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http://www.tempoagora.com.br/v2/
|
http://www4.climatempo.com.br/climatempo/index.php
|
http://www.cptec.inpe.br/
|
http://tempo.cptec.inpe.br/cptec/supertempo.jsp?cidade=241
|
http://tempo.terra.com.br/
|
http://www3.uol.com.br/tempo/
|
http://www1.folha.uol.com.br/folha/tempo/br-sao_paulo.shtml
|
http://www.infotempo.com.br/
|
http://www.cptec.inpe.br/tempo/
|
http://reia.inmet.gov.br/prev_clima_tempo/municipios.html
|
http://oglobo.globo.com/online/tempo/
|
obs: todos podemos inserir um link de noticias (rss)
em nossos clientes de emails e ter as noticias diariamente me
|
nosso computador atualizadas de hora em hora.
|
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