domingo, 6 de maio de 2012

A competição



Depois de devidamente treinados, os pombos-correios são levados a Sociedade onde serão inscritos para participarem dos campeonatos.
É feito uma ficha com o número da anilha de cada pombo; os fiscais colocam na sua pata um anel de borracha com um número de série e depois serão colocados em cestos dentro de um camião próprio para o transporte para a competição.
Depois de todos os pombos de todos os columbófilos estarem embarcados, o camião parte para o destino da solta. Exemplo: saída sábado à tarde e solta domingo de manhã.
Todos os pombos-correios serão soltos simultaneamente e voltarão para o seu pombal de orígem, ou seja, o pombal onde cada um vive.
Assim que os pombos entram no pombal o columbófilo retira o anel de borracha que introduz dentro de um relógio "constatador" (tipo um relógio de ponto), sendo marcado a hora, minuto e segundo da chegada de cada pombo.
São marcados os vinte primeiros pombos de cada criador.
No final do dia os relógios serão levados até à sede da Sociedade onde os fiscais procederão à abertura e apuração dos mesmos.
O vencedor não é necessariamente o primeiro pombo, já que as distâncias variam devido ao facto de que os pombais estarem espalhados em pontos diferentes da cidade, mas o que desenvolver a melhor média de velocidade calculada em metros por minuto (em relação ao local da solta e pombal do criador.)
As distâncias são calculadas através do sistema de posicionamento global (GPS). Normalmente cada Sociedade promove três campeonatos por ano com cinco a seis provas cada:
- Campeonato de velocidade: de 150 Km a 300 Km
- Campeonato de meio-fundo: de 301 Km a 500 Km
  - Campeonato de fundo: de 501 Km a 800 Km
- Campeonato de grande fundo: superiores a 800 Km

Nenhum comentário:

Postar um comentário